Proposta Pedagógica

Assim, será sempre sob a ótica da fé e dentro do contexto que nos envolve, que responderemos às exigências de nosso ecossistema e da vida do ser humano orientando nossos educandos para enfrentar os desafios:

  • da vida - depreciada em sua dignidade e sempre mais ameaçada desde sua concepção até ao seu término natural;
  • da família - submetida hoje a múltiplas dificuldades, tensões e carente de referenciais em seu insubstituível papel educativo;
  • da pobreza - marginalização, desemprego e outros fatores que ameaçam a estabilidade da vida individual e social frente ao futuro incerto;
  • da comunicação - pela maciça e ambígua presença dos meios eletrônicos, que revolucionam a vida das novas gerações modificando relacionamentos, banalizando valores e sentido de pertença;
  • da liberdade - que, sobretudo no clima de relativismo imperante precisa ser educada e vivenciada para escolhas propositivas e responsáveis da vida, como valor supremo;
  • da consciência ética - abalada pelas inúmeras possibilidades que a ciência alcançou, ao intervir sobre a vida humana e o ecossistema;
  • da paz - que pede a todos, o autodomínio, a resiliência e a coragem, para serem instrumentos ativos e convictos da não-violência, num mundo absurdamente violento;
  • da busca da espiritualidade - significativo sinal de esperança e sede de Absoluto no contexto de um mundo dessacralizado e carente de sentido para a vida.


O amor pela vida e o desejo de que ela seja plena e abundante para todos, impelem-nos, diante da realidade de nossos dias, a identificar e utilizar estratégias prioritárias em nossa ação educativa e, em permanente diálogo com o carisma e a Missão Salesiana, o Instituto São José em sintonia com a RSE-Rede Salesiana de Escolas, propõe que nossa escola seja Espaço Educativo onde se possa:

  • aprender a aprender, resgatando assim a função primeira da escola que é formar a pessoa, preparando-a para discernir e enfrentar as mudanças de uma sociedade em constante transformação;
  • aprender a fazer, oferecendo condições proporcionais ao estágio de desenvolvimento do educando para a aquisição de habilidades e competências práticas;
  • aprender a ser, num ambiente favorável à construção e enriquecimento da identidade pessoal e coletiva;
  • aprender a conviver, o que significa que além de acolher o aluno e sua família numa comunidade diferenciada, a escola deve favorecer a vivência de situações especialmente planejadas para a formação de uma identidade ativa e solidária com o grupo social;
  • aprender a crer, tanto em relação aos valores essenciais à convivência humana e à promoção da dignidade da pessoa quanto em relação aos valores transcendentais cristãos.
  • Todos estes elementos nos obrigam a pensar a escola como um espaço privilegiado de comunicação de idéias e ideais, de reflexão e ação, de solidariedade e respeito às diferenças e que proporcione o desenvolvimento harmônico e progressivo de todas as dimensões do ser humano, a saber:
  • dimensão psicomotora, para a aceitação do corpo, a potencialização das habilidades físicas e motoras; 
    dimensão intelectual e cognitiva, para selecionar e organizar informações, de modo a integrar criticamente as aprendizagens e enfrentar as múltiplas situações  e desafios da vida.
  • dimensão psicoafetiva, para orientar o desenvolvimento da autonomia pessoal e a consolidação harmônica da própria personalidade.
  • dimensão das relações interpessoais, para favorecer a adoção de atitudes de participação no grupo e de respeito para com os outros.
  • dimensão ético-social, para desenvolver o sentido de cidadania, de pertença a determinado grupo social, de acolhida do diferente e de cooperação na construção de um mundo mais habitável, justo, solidário e humano.
  • dimensão transcendente, para comprometer-se na procura de respostas sobre o ser humano, a história e o mundo, abrindo-se à experiência religiosa na perspectiva de um projeto de vida mais amplo e feliz.

Trabalhe conosco

Clique no botão abaixo para preencher um pré-cadastro que ficará em nosso banco de currículos para futuras consultas.

Enviar Currículo

Gestor Unificado de Informações Acadêmicas

Clique aqui para acessar o GUIA