Normas de Convivência

Integram o Corpo Discente do Instituto São José todos os alunos regularmente matriculados aos quais se garantirá o livre acesso às informações necessárias à sua educação, ao seu desenvolvimento integral como pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à sua qualificação para o mundo do trabalho.

Os alunos do Instituto São José, serão co-responsáveis pela sua formação e a de seus colegas.

A disciplina escolar deverá repousar no respeito à autoridade e na compreensão recíproca entre professores, alunos e demais membros da comunidade educativa.

Neste sentido, são direitos do aluno:

  • Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparações, nem preferências pelos professores, funcionários e colegas; 
  • Ser respeitado em suas convicções religiosas;
  • Receber orientação necessária para realizar suas atividades escolares; 
  • Expor as dificuldades encontradas nos trabalhos escolares em qualquer disciplina desde que seu comportamento em sala de aula seja atento e respeitoso, e solicitar dos professores atendimento adequado dentro das possibilidades da Escola.
  • Organizar agremiações de cunho cientifico, artístico, cívico, esportivo, religioso, respeitando as disposições do Regimento Escolar e com anuência da Diretora;
  • Freqüentar a biblioteca, instalações esportivas, salas especiais, mesmo fora do período escolar, desde que obtenha permissão dos responsáveis e venha devidamente uniformizado;
  • Ser considerado como personalidade em processo de aperfeiçoamento, sujeito de dedicação por parte dos educadores;
  • Ser ouvido em suas aspirações pelo corpo docente, direção e por meio de representantes de classe.
  • Defender-se por si e por seus responsáveis quando sofrer penalidades de qualquer gravidade;
  • Receber tratamento pedagógico especial quando comprovadamente tratar-se de situação de inclusão.

São deveres do aluno:

  • Comparecer pontualmente às aulas, provas e demais atividades;
  • Manter-se atento às aulas e desobrigar-se das tarefas que lhe forem atribuídas pelos professores, dedicando-se ao estudo e à execução dos deveres escolares;
  • Justificar suas faltas, colocando-se em dia com o conteúdo desenvolvido durante sua ausência;
  • Acatar a autoridade da Diretora Geral, dos Orientadores e Coordenadores, dos 
    Professores e Funcionários da escola e tratá-los com cortesia e respeito;
  • Apresentar-se na Escola diariamente uniformizado inclusive quando vier para atividades em horário oposto aos das próprias aulas conforme orientação da Direção;
  • Aproveitar as ocasiões que a Escola oferece para desenvolver hábitos de sociabilidade e convivência, tratando seus colegas com respeito e dignidade, a fim de atingir os objetivos a que a Escola se propõe;
  • Portar-se convenientemente em todas as dependências da Escola e imediações, apresentar conduta compatível com a proposta do processo educativo;
  • Apresentar todo o material exigido, usando-o e mantendo-o em ordem;
  • Usar de lealdade na execução das provas, trabalhos individuais, de grupo e demais 
    atividades discentes;
  • Colaborar com a Direção na conservação do patrimônio escolar;
  • Indenizar o prejuízo quando produzir danos materiais ao Estabelecimento, ou em objetos de propriedade de colegas, funcionários ou de professores. 
  •  Participar de atividades oficiais promovidas pelo estabelecimento para as quais foi 
    convocado;
  • Zelar pelo bom nome da Escola, honrando-a com sua conduta;
  • Avisar a direção sobre irregularidades de que vier tomar conhecimento;
  • Colaborar com a própria disciplina e o bom andamento da sala de aula.

É vedado ao aluno:

  • Promover, sem autorização do Diretor, vendas, coletas, subscrições dentro do Estabelecimento ou fora dele, em nome da escola, bem como usar o nome da escola sem  a devida autorização;
  • Confeccionar cartazes, murais ou servir-se de qualquer outro veículo de comunicação sem autorização da Direção da Escola ou contrariando os princípios do presente Regimento;
  • Comportar-se de maneira violenta e/ou imoral nas dependências da escola e 
    imediações, ou em qualquer lugar em que for identificado como aluno do Instituto São José;
  • Apresentar-se alcoolizado ou sob efeito de qualquer substância psicoativa, salvo 
    prescrição médica e/ou portar substâncias e objetos que coloquem em risco a própria integridade, a de outrem e o patrimônio físico da escola; 
  •  Conforme a legislação vigente é vedado o uso do fumo;
  • Entrar em sala de aula ou dela sair sem a permissão do professor ou dos responsáveis pela coordenação;
  • Ocupar-se em sala de aula com qualquer atividade que lhe seja alheia; 
  •  Participar de ausências coletivas ou impedir a entrada de colegas na sala ou estabelecimento;
  • Divulgar por internet fotos, informações ou brincadeiras que envolvam professores,  colegas ou a escola em geral;
  • Apropriar-se de objetos que não lhe pertença;
  • Registrar com fotos, filmadoras e gravações, os ambientes, as aulas e pessoas do 
    recinto escolar sem a devida autorização;
  • Usar o celular e demais instrumentos eletrônicos em situação de sala de aula;
  • Manifestar atitudes típicas de namoro ostensivas.

 Pela sucessiva inobservância das normas regimentais, esgotados os recursos de aconselhamento, poderão ser aplicadas aos alunos as seguintes penalidades educacionais:


I.     Advertência verbal, oral;
II.    Advertência por escrito; 
III.   Suspensão das atividades escolares, com comunicação às famílias;
IV.   Transferência compulsória.

De acordo com a gravidade da falta praticada poderá ser aplicada desde logo, qualquer das sanções acima, independentemente da ordem em que foram enumeradas.

O aluno suspenso não participará dos atos escolares realizados no decurso da suspensão.

A escola comunicará aos pais ou responsáveis a aplicação da penalidade.

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